Modelo, actriz e, mais recentemente, reconhecida atleta de body fitness. Raquel Henriques tem vindo a afirmar-se no mundo do fitness, tendo atingido o seu auge com o 2º lugar alcançado no Campeonato Mundial WBFF disputado no Canadá no passado mês de Agosto. Nesta entrevista ao Tá Fitness, entre outras coisas, Raquel fala dessa experiência e dos seus projectos de futuro.
Podem segui-la na sua página de facebook (Raquel Henriques Wbff Pro).
1) Decidiste dedicar-te ao Body Fitness por não teres oportunidades na televisão. Alguma vez pensaste que ias ter sucesso a nível mundial nesta área?
Na altura que fazia TV já praticava musculação. Nunca pensei que fosse ter um nível mundial na área do fitness mas foi uma agradável surpresa.
2) Quando foste ao Campeonato Mundial WFBB, no Canadá, passou-te pela cabeça que poderias alcançar um lugar no pódio, neste caso, o 2º lugar na categoria Diva Fitness Models +35?
Confesso que quando lá cheguei perdi parte das esperanças pois vi mulheres maravilhosas com uma harmonia e maturidade muscular fantástica. Fomos divididas em várias classes pois eramos imensas. O dia 25 de Agosto tornou-se um dos dias mais importantes da minha vida pois o meu trabalho e dedicação foi sem dúvida recompensado.
3) O teu futuro passa pelo mundo do fitness? Já tens algum projecto nesta área?
Tenho 2 projectos dentro da área a serem trabalhados. Um deles irá sair na altura do Natal e o outro será no próximo ano.
4) Quais as principais dificuldades com que te deparaste no teu percurso enquanto atleta fitness?
Acho que a mais desafiante é conseguir manter o foco por meses seguidos. Tens alturas que apetece desistir, pois requer uma disciplina física e psicológica muito grande.
5) Foste alvo de alguns comentários menos bons pelo facto de praticares musculação. Como reages a este tipo de opiniões que dizem que a mulher que faz musculação perde as formas femininas?
Na altura fiquei um pouco triste, pois uma das coisas que fiz questão em levar para o Canada foi a bandeira portuguesa e levar o nosso país la fora. Conquisto um 2º lugar e ainda sou recebida com alguma hostilidade. Na altura custou-me mas vistas bem as coisas, tive mais mensagens de carinho e apoio do que as outras.
Quanto às minhas formas físicas, hoje são sem dúvida mais femininas e atraentes. Ao contrário de muita gente, eu gosto do que vejo ao espelho.
6) Quais são os teus atletas fitness/bodybuilding preferidos?
Tenho várias: Amanda Latona, Jennifer Nicole Lee, Jamie Eason, Nicole Nagrani.
7) Que dicas darias a uma mulher que pretenda conseguir um corpo fitness como o teu?
Principalmente cuidado com a alimentação. Diariamente, faz milagres, acreditem. Façam no mínimo exercício físico 4 vezes por semana e o resultado vai aparecer.
8) Que cuidados especiais procuras ter na tua alimentação?
Tenho cuidado com os hidratos, consumo muita proteína, bebo muita água e corto no sal.
9) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?
Sim ,claro, 1 vez por semana. Na minha opinião acho fantástico não só porque merecemos um mimo 1 vez por semana mas porque o metabolismo reage a nosso favor. Faz todo o sentido o cheat meal.
10) Tomas suplementos? Quais consideras essenciais?
Tomo whey protein, bcaas, ómegas e multivitamínicos. Acho-os muito importantes.
Autor: Ta Fitness
O Tá Fitness nasceu em 2012. É um portal dedicado ao exercício físico, à alimentação e ao bem-estar.