Aprende a fazer agachamentos corretamente

Os agachamentos — ou, em inglês, squat  — são um dos exercícios mais comuns e tradicionais que se podem fazer.

Ainda assim, é muito fácil cometer pequenos erros ou fazê-los de forma incorreta, o que tornaria o exercício menos eficaz para os músculos que queremos treinar, aumentando o risco de lesão.

Para que servem? 🤔

Os chamados squats são um tipo de exercício apropriado para quem quer trabalhar os quadríceps, os isquiotibiais, os adutores e os glúteos.

Embora estes sejam os músculos mais trabalhados, há outros que também participam no movimento de agachar, tais como os músculos estabilizadores do tronco (abdominais e lombar), os gémeos e os soleares.

Além disso, este exercício ajuda a melhorar a mobilidade do core e do tornozelo, reduz o risco de lesões no dia a dia e, simultaneamente, ajuda a queimar calorias.

👇

É por isso um exercício bastante completo que pode ser realizado em casa 🏠, pois não requer grandes equipamentos — embora se possa adicionar dificuldade com peso, como te mostramos no vídeo.

Contudo, é importante fazê-lo adequadamente para que todos os seus benefícios possam surtir efeito e para evitar o risco de contraíres uma lesão. 🚨

Sem o acompanhamento de um profissional, é muito fácil cometer erros. Realizar os agachamentos sozinho não é um problema, mas é importante estarmos atento a estes pormenores:

  • tens de agachar o suficiente;
  • evita virar os joelhos para dentro;
  • evita levantar os calcanhares;
  • não inclines o tronco para a frente em demasia;
  • não curves as costas na fase descendente;
  • não sobrecarregues os ligamentos e as articulações;

✔️ Como fazer de forma correta?

📹 No vídeo ensinamos-te a fazer os agachamentos de forma correta, mostramos-te os erros mais comuns e damos-te algumas dicas (com a ajuda de pequenos acessórios) que vão ajudar a melhorar a tua postura durante o exercício.

Como diz o ditado, “o hábito faz o monge”. Isto é, quantas mais vezes praticares de forma correta, mais rapidamente todos os teus movimentos e postura vão ficando mais naturais.

É muito importante estar atento à postura. Os agachamentos são geralmente um tipo de exercício que se pratica juntamente com outros. 

Assim, se estiveres cansado, é preferível fazer menos agachamentos, mas de forma correta.

Bons exercícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *