Comparação de suplementos da Prozis, Myprotein e Optimum Nutrition

Este post inicia uma série de artigos que pretendemos desenvolver daqui para a frente e que visam a comparação de suplementos proteicos de diferentes marcas de nutrição.O propósito é disponibilizar aos consumidores ferramentas que os ajudem a fazer as suas escolhas a nível de suplementos desportivos.

Iremos fazer uma comparação detalhada ao perfil de suplementos de proteína semelhantes, ou seja, nunca compararemos uma proteína de soja com uma proteína whey. Para além da composição a nível de aminoácidos e BCAA, pretendemos também comparar outras variáveis como a quantidade de carboidratos (hidratos de carbono), açúcares, gorduras e calorias.

As tabelas que se seguem visam indivíduos que não sejam iniciantes no mundo da suplementação e que, por conseguinte, já consigam entender minimamente aquilo para o que estão a olhar.

Salientamos também que não será feito qualquer juízo de valor sobre qualquer suplemento. Todas as tabelas apresentadas traduzem apenas análises objetivas aos números.

Hoje vamos comparar três suplementos de whey bastante populares em toda a Europa: a 100% Whey Prime da Prozis, a Impact Whey Protein da Myprotein e a 100% Whey Gold Standard da Optimum Nutrition. Antes de apresentarmos os dados, vamos ver como cada marca apresenta o seu suplemento (todos os textos são retirados dos sites das marcas).


100% whey prime prozis100% Whey Prime (Prozis): A nossa equipa de cientistas, nutricionistas e engenheiros alimentares regressaram ao ponto inicial e repensaram todo o processo de produção da whey. Aplicando conhecimentos científicos modernos e tecnologia de ponta, encontrámos novas formas de produzir whey e otimizámos todo o processo. O resultado? Os laboratórios Prozis Labs desenvolveram novos procedimentos para fazer a proteína mais eficiente de sempre, mas com custos de produção mais baixos.

Fontes proteicas utilizadas: Whey concentrado, whey isolado, proteína isolada do leite, proteína concentrada do leite, whey hidrolisado e proteína de trigo.


Impact Whey Protein MyproteinImpact Whey Protein (Myprotein): A Whey protein premium número 1 do Reino Unido. A nossa proteína em pó mais vendida é produzida usando somente proteína de soro de leite concentrada da mais alta qualidade e contém 82% de proteína.

Se está à procura de uma proteína em pó que ofereça uma excelente relação custo-benefício e com um sabor incrível, não procure mais – Impact Whey Protein® é o seu produto.

Fontes proteicas utilizadas: Whey concentrado


100% Whey Gold StandardGold Standard 100% Whey (Optimum Nutrition): A nossa Gold Standard 100% Whey é a whey protein mais vendida do mundo. Gold Standard 100% Whey contém whey protein isolada e uma concentração de proteína superior a 90%. A whey protein isolada é conhecida como a whey de maior qualidade. Cada deliciosa dose de Gold Standard 100% Whey contém 24 gramas de whey protein premium e 5,5 g de aminoácidos de cadeia ramificada, mas apenas 1 g de gordura, 1 g de açúcar e 3 g de carboidratos.

Fontes proteicas utilizadas: Whey isolado e whey concentrado


1. Aminograma (quantidades de cada aminoácido presente no suplemento)

As quantidades dos aminoácidos foram retirados dos sites das marcas. No caso da Prozis e da Myprotein, à semelhança do que acontece com a grande maioria das marcas, os valores apresentados totalizam 100 gramas de proteína. Ou seja, elas apresentam as quantidades dos aminoácidos como se cada 100 gramas do produto correspondesse a 100 gramas de proteína, apesar de a concentração proteica dos produtos ser de cerca de 80%.

Já a Optimum Nutrition apresenta as quantidades dos aminoácidos efetivamente presentes no suplemento que, neste caso, apresenta uma concentração proteica de 82%. Ou seja, se somarmos as quantidades de cada aminoácido, a soma será de 82 gramas. Como seria injusto compararmos um aminograma de 82 gramas de proteína com um aminograma de 100 gramas de proteína, extrapolamos os valores do aminograma da 100% Whey Gold Standard para 100 gramas de proteína. Desta forma, todos os três suplementos ficam em pé de igualdade.

É importante referir isto para o caso de algum leitor olhar para o aminograma da 100% Whey Gold Standard e reparar que os valores são diferentes dos apresentados na tabela que se segue.

Legenda: a verde, o suplemento que apresenta o aminoácido citado em maiores quantidades. A vermelho, o suplemento que apresenta o aminoácido citado em menores quantidades.


comparação de proteínas prozis, myprotein e optimum nutrition


1.1 Aminoácidos essenciais vs. aminoácidos não-essenciais

Aminoácidos essenciais vs. aminoácidos não-essenciais


1.2 Aminograma 100% Whey Prime (%)

Aminograma 100% Whey Prime


1.3 Aminograma Impact Whey Protein (%)

Aminograma Impact Whey Protein


1.4 Aminograma 100% Whey Gold Standard (%)

Aminograma 100% Whey Gold Standard

2. Carboidratos, Açúcares, Gorduras e Calorias

Carboidratos, Açúcares, Gorduras e Calorias


Digam nos comentários que proteínas gostariam que fossem comparadas da próxima vez.

Autor: Ta Fitness

O Tá Fitness nasceu em 2012. É um portal dedicado ao exercício físico, à alimentação e ao bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.