No momento em que muitas pessoas iniciam um programa de treino de musculação, até por razões estéticas ou de saúde, podem se sentir desacompanhadas na sala de musculação, e não tendo possibilidade de contratar um bom Personal Treiner, o caminho fica mais complicado, os erros acontecem, embora os sintomas por vezes só apareçam mais tarde.
Inúmeros estudos científicos comprovam que o exercício físico é fonte de saúde e bem-estar. No entanto, por vezes não é difícil encontrar pessoas a treinarem sem acompanhamento de um profissional especializado e de forma incorreta, seja pela execução técnica errada do exercício, carga desajustada, forma de segurar nos equipamentos, velocidade de execução ou até mesmo pela postura adotada.
A consequência destes erros, poderá ser a ocorrência de lesões nos músculos, articulações, ligamentos, tendões, coluna, bem como, falhar nos objetivos estabelecidos.
Os principais erros cometidos na musculação são:
– Reduzida frequência de treino. Este é provavelmente o fator mais comum para a ausência de resultados, pois quem não for consistente a treinar, mesmo com o melhor plano de treino do mundo, o sucesso estará sempre comprometido. Disciplina, objetivos e motivação estão intimamente ligados.
Lembrem-se que não existem milagres, por mais que parte da indústria do Fitness apele aos resultados sem esforço, estes simplesmente não vão aparecer.
– Negligenciar o aquecimento. É necessário um aumento da temperatura corporal, mobilização articular, ativação do “core” (região central do tronco, abdômen, e região lombar), uma preparação prévia para a exigência do treino com o intuito de conseguir um bom desempenho e evitar lesões.
– Carga de treino excessiva. É verdade que salvo algumas exceções como determinadas populações especiais, é necessário treinar de uma forma intensa para se obterem bons resultados. Não obstante, e reportando-nos ao peso utilizado, tenha sempre em mente executar os exercícios de uma forma correta, com uma carga que lhe permita uma técnica eficiente no movimento realizado.
– Excesso de treino (overtraining). Dar o devido tempo para os músculos descansarem é vital para a hipertrofia muscular e o aumento de força, ou seja, o repouso também é essencial para atingir os seus objetivos.
– Postura incorreta. Preste atenção à posição da cabeça sem aproximar o queixo ao peito, mantenha a coluna alinhada ou bem apoiada e ao realizar exercícios em pé sugiro uma ligeira flexão dos joelhos. Não esquecer de ajustar os equipamentos ao seu biótipo, caso contrário, poderá comprometer a biodinâmica do exercício e favorecer o aparecimento de lesões nomeadamente na região lombar da coluna.
Além daqueles acima referidos, outros erros comuns na musculação e execução dos exercícios poderiam ser mencionados. Sempre que tenha a mínima dúvida, questione o seu instrutor ou peça ajuda a um profissional da área.
Autor: Ta Fitness
O Tá Fitness nasceu em 2012. É um portal dedicado ao exercício físico, à alimentação e ao bem-estar.