Posso tomar Whey com BCAA?

Os suplementos de whey de qualidade já contêm uma quantidade considerável de BCAAs, o grupo de aminoácidos com maior expressão na composição da massa muscular. Por esse motivo, muita gente questiona a necessidade de suplementar-se adicionalmente com BCAAs.

Haverá necessidade de tomar whey com BCAAs? Um estudo publicado em 2000 deu-nos a resposta a esta pergunta. Segundo esta investigação, combinar estes dois suplementos pode aumentar a massa muscular e o desempenho desportivo [*1].

Alguns dos voluntários que participaram no estudo consumiram 40gr de whey enquanto outros consumiram 40gr de whey juntamente com 3gr de BCAAs e 5gr de glutamina. A dieta de todos eles providenciava-lhes diariamente 1,6gr de proteína por quilo de peso corporal.

suplementos de caseína em pó

Em três alturas distintas, os voluntários foram sujeitos a testes de desempenho e de avaliação da composição corporal: no início do estudo, na 5ª semana e na 10ª semana.

No final das 10 semanas do estudo, os indivíduos que consumiram whey com BCAAs e glutamina registaram, em média, um maior aumento de massa magra (1,6kg) do que aqueles que consumiram apenas o batido de whey.

A nível do rendimento desportivo, comparando com o nível inicial, os indivíduos que consumiram apenas whey conseguiram completar mais 2 repetições no supino e mais 5 na prensa de pernas. Em contrapartida, os que tomaram BCAAs e glutamina conseguiram completar mais 8 repetições no supino e mais 9 na prensa de pernas. Portanto, a evolução dos indivíduos deste grupo foi bem notável.

Conclusão

Segundo aquilo que vimos, parece não ser de todo inútil consumir BCAAs mesmo já fazendo uso regular de whey. Os BCAAs aumentam os ganhos de massa muscular e potenciam a performance no ginásio.


REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] Colker, C. et. al., Effects of supplemental protein on body composition and muscular strength in healthy athletic male adults, Current Therapeuthic Research Vol. 61(1), págs. 19-28, Janeiro 2000

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *