Quando e como tomar BCAA?

Neste vídeo explico quando e como se deve tomar BCAA.


Transcrição

Neste vídeo eu vou explicar quando e como tomar BCAAs. A verdade é que não existe uma recomendação universal sobre qual é a melhor altura para tomar BCAAs. Os estudos que estudam os seus efeitos utilizam protocolos diferenciados, utilizam doses muito diversas, que podem ir de 5 gramas – em períodos de suplementação mais longos – até 20 gramas – em períodos de suplementação mais curtos.

Tendo isto em conta, o melhor que se pode fazer é sugerir uma estratégia de consumo de BCAAs. E qual poderia ser uma estratégia viável? 4 a 8 gramas antes do treino e mais 4 a 8 gramas depois do treino. Consumir os BCAAs antes do treino poderá ajudar a atrasar a fadiga muscular e aumentar o rendimento desportivo. Depois do treino, poderá potencialmente contribuir para a recuperação muscular e evitar o catabolismo.

Vocês podem estar a pensar: “espera lá, mas essas doses são muito mais elevadas do que aquilo que vem escrito lá no pacotinho” e, de fato, é verdade. Se vocês consumirem as doses que eu referir, o vosso produto em vez de durar um mês vai-vos durar uns 15 dias. Mas a verdade é que quase todos os estudos sobre os BCAAs utilizam um mínimo de 5 gramas, portanto, caso queiram obter os benefícios associados a este suplemento, têm de consumir uma dose superior do que a que vem descrita na embalagem.

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *