O pilates ajuda a emagrecer?

Neste momento, assiste-se em Portugal a uma reviravolta do Fitness. Cada vez mais são aqueles que procuram Aulas de Grupo para satisfazerem as suas necessidades, quer ao nível da condição física quer ao nível motivacional.

Aumenta a procura de aulas que favorecem o emagrecimento, mas será que estamos totalmente clarificados sobre os benefícios das que nos parecem mais “leves” e menos “desafiantes”?

O que é o Pilates?

O Pilates consiste em realizar exercícios com baixo impacto que trabalham com o peso do corpo e com resistências. Os exercícios são realizados de uma forma lenta e consciente, para que se desenvolva a sua consciência corporal. Mas será a sua intensidade suficiente para emagrecer?

Como qualquer outra forma de exercício, o Pilates ajuda a queimar calorias. Um estudo sugere que uma hora de exercícios desta atividade pode queimar 241 a 421 Kcal. Como em toda a atividade física que praticamos, a quantidade de calorias que queimamos no Pilates depende, entre outras coisas, da intensidade do exercício e da resistência utilizada.

No entanto, comparativamente com outras atividades físicas, o Pilates não é a atividade em que se gastam mais calorias mas, por outro lado, a tonificação muscular é um dos benefícios apontados pela prática desta atividade.

exercícios de pilates

De seguida apresentamos alguns benefícios do Pilates que são importantes reter:

1) Mais massa magra = Mais calorias gastas

Ganhar massa muscular é uma das melhores maneiras de aumentar o gasto calórico. No Pilates trabalha-se com resistência para aumentar a força e por isso, a massa muscular. Como consequência do aumento da massa muscular, aumenta também o metabolismo basal e a quantidade de calorias gastas.

2) Parecer mais magro

Uma das melhores maneiras para parecer e se sentir mais magro é ter boa postura. O Pilates ajuda a criar uma postura mais correta, através do fortalecimento dos músculos abdominais, da musculatura das costas e da coluna.

3) Trabalhar o Core

Todos os exercícios do Pilates têm como foco o fortalecimento do “Powerhouse” ou seja, dos músculos do centro de força (reto abdominal, oblíquos internos e externos, transverso do abdómen, diafragma, músculos do soalho pélvico e músculos eretores da espinha).

O Pilates ensina como recrutá-los de forma correta, não só durante a execução dos exercícios mas também durante o dia a dia. A consciencialização e realização destes pequenos exercícios, permite reduzir a flacidez ao longo do tempo.

4) Utilizar o treino cardiovascular para complementar com aulas de Pilates

Combinar Pilates com um plano de treino cardiovascular faz com que consiga tonificar o seu corpo duas vezes mais rápido do que se realizar cada um dos treinos em separado. Opte por realizar treino cardiovascular intervalado para obter melhores benefícios.

Conclusão

O Pilates não é uma atividade física maioritariamente cardiovascular, ensina-nos a alongar o corpo através de exercícios controlados. No entanto, é importante referir que o Pilates ajuda a construir e a manter massa muscular enquanto se perde peso.

Para além disso, promove o alinhamento postural e mantem-nos centrados e energizados. Uma vez que recruta grandes grupos musculares, através de exercícios lentos e de movimentos intencionais, o Pilates tornou-se amplamente popularizado como um regime de perda de peso perfeito.

Especialistas afirmam que, quando as pessoas tomam mais consciência do seu corpo também fazem melhores escolhas alimentares.


Bibliografia
Isacowitz Rael, Clippinger Karen – Pilates anatomy: Library of Congress Cataloging-in-Publication Data, 2011
Herman’s Ellie – Pilates Props: Ulysses Press, 2004

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

*Usem o código SABINOMP no site da Myprotein para terem descontos de até 50% na vossa encomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *