Receita: Panqueca proteica

Neste vídeo apresento-vos uma receita de uma panqueca proteica diferente, de alto valor nutritivo:


Transcrição

No vídeo de hoje vou-vos sugerir uma receita de panqueca proteica. Existem muitas receitas de panquecas, muitas formas de fazer panquecas mas a que eu vou apresentar aqui hoje é algo diferente.

Ingredientes necessários:

  • 1 ovo
  • 100 ml de bebida de amêndoa
  • meio scoop de whey protein
  • 5 colheres de farinha de arroz
  • mel (opcional)
  • sementes de linhaça moídas
  • bagas de goji

Instruções de preparação:

  1. Vou colocar um ovo num recipiente, adicionar 100 ml de bebida de amêndoa e bater tudo até o ovo ficar dissolvido na bebida. A bebida de amêndoa é uma boa alternativa ao leite pois não contém lactose e vem enriquecida com vitaminas e minerais. Nesta fase estamos a preparar a base da panqueca, a massa.
  2. Quando obtivermos uma mistura homogénea, acrescentamos meio scoop de whey. Só vou acrescentar meio scoop porque os ingredientes que vou adicionar mais à frente já me vão permitir aumentar a quantidade de proteína. Este meio scoop vai-me dar 12 ou 13 gramas de proteína mais ou menos. Podem escolher a fonte proteica que quiserem, albumina, soja, etc.
  3. Agora vou adicionar 5 colheres de farinha de arroz, uma alternativa à farinha branca que é carregada de açúcares. A farinha de arroz possui um baixo índice glicémico e contém algumas vitaminas e minerais como, por exemplo, fósforo e magnésio. Há quem use aveia para criar a panqueca mas, como eu disse no início, esta é uma receita ligeiramente diferente.
  4. Vamos misturar tudo até obtermos uma mistura homogénea, ou seja, nem muito líquida nem muito sólida. Misture até não existirem grumos de farinha. Se a vossa mistura estiver muito líquida, adicionem mais uma colher de farinha de arroz. Se estiver muito sólida, coloquem mais bebida de amêndoa.
  5. Agora vou ligar o fogão e vou passar um papel com um bocado de óleo na base da frigideira. Isto é para evitar que a nossa panqueca fique colada na base da frigideira. Também podem utilizar um spray de óleo, que é mais fácil.
  6. Chegou a hora de colocar a mistura na frigideira, vamos tentar cobrir toda a base da frigideira com a massa. Deixem-na aquecer cerca de 2 minutos de cada lado, é um bocado a olho.
  7. Quando a panqueca estiver pronta, pode adicionar mel para dar mais sabor.
  8. Vou deixar a panqueca ainda mais nutritiva e adicionar sementes de linhaça, já moídas. A linhaça é um alimento rico em ómega-3, um ácido gordo essencial para o organismo. Entre outras coisas, o ómega-3 reduz a inflamação e protege o coração, é um excelente nutriente. Vou também colocar bagas de goji, rico em antioxidantes.

Informação nutricional:

  • Calorias: 382
  • Proteínas: 25g
  • Hidratos de carbono: 39g
  • Gorduras: 14g

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *