Quais os melhores suplementos para ganhar massa muscular?

Os suplementos alimentares são muito utilizados pelos praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação e proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e outros.

Normalmente têm se a idéia de que consumir suplementos pode melhorar os resultados do treinamento ou melhorar o desempenho. Teoricamente podemos pensar que sim, principalmente porque já sabemos que para o objetivo de massa muscular existe uma necessidade de aumento do consumo energético.

Muitas vezes os nutrientes estão em abundância na alimentação normal. Será preciso de uma avaliação adequada para saber se realmente será preciso complementar sua dieta com suplementos.

O que acontece durante uma atividade física

Uma atividade física intensa necessita de substratos como fonte de energia. A nossa principal fonte de energia são os carboidratos ou gorduras. Após uma atividade física o tecido muscular precisa de fontes de recuperação. Essa recuperação é fornecida pelos carboidratos e proteínas. Depois de um exercício de força, onde você quebra as proteínas do tecido muscular, o músculo precisa de proteínas para sua recuperação.

Quando analisa essa informação você percebe que como dito anteriormente, será necessário então aumentar o consumo desses nutrientes em sua dieta. A idéia principal é que isso seja feito através de uma alimentação saudável, mas se for recorrer à suplementação, procure sempre um profissional para uma avaliação e orientação adequada.

Os suplementos podem ser utilizados quando:

  • Existe dificuldade em ingerir calorias suficientes;
  • Existe a necessidade rápida de recuperação pós-esforço;
  • O indivíduo apresenta algum tipo de restrição alimentar.

Como estamos a falar sobre o ganho de massa muscular vou citar alguns suplementos que normalmente são indicados e resumidamente suas funções. Os suplementos são muito usados antes e depois do treinamento e em algumas atividades até mesmo durante.

suplementos para ganhar massa muscular

Os suplementos mais utilizados para aumento de massa muscular

Whey Protein

Whey Protein é constituído pela proteína do soro do leite. É uma proteína completa de altíssima qualidade, pois possui altas concentrações de aminoácidos essências. A diferença entre os Wheys está no processo de remoção de gorduras, carboidratos e lactose, sendo a Whey isolada a fórmula de maior valor biológico.

Uma das grandes vantagens dos suplementos protéicos como o Whey Protein, seria a sua rapidez de absorção e baixos teores de gorduras, favorecendo assim uma melhor recuperação após um exercício de força (musculação), já que algumas fontes de proteína como o leite integral, por exemplo, tem uma absorção lenta devido à lactose.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido livre muito abundante no tecido muscular, tendo como uma de suas funções promover o crescimento muscular, já que ela atua no metabolismo da proteína. Além disso, tem importante função em vários órgãos e sistema imunológico.

Um aumento da concentração de glutamina no organismo evitaria o catabolismo muscular (quebra das proteínas do tecido muscular como fonte de energia), situação não favorável quando se tem o objetivo de aumentar massa muscular.

Zma

ZMA contém em sua formulação zinco, magnésio e vitamina B6. Essa combinação faz do ZMA uma fórmula de anabólico natural. Sua principal função comprovada é o aumento dos níveis de hormônios anabólicos, sendo o principal deles, a testosterona (hormônio ligado ao aumento de massa muscular).

Creatina

A creatina pode ser encontrada como nutriente em uma dieta natural nas carnes e nos peixes e também pode ser produzida pelo fígado, pâncreas e rins através dos aminoácidos: arginina, glicina e metionina. A creatina é armazenada no músculo esquelético como creatina livre e fosfocreatina e é utilizada como reserva energética.

A creatina é alvo de muitas pesquisas cientificas, investigando o uso da suplementação com creatina nos indivíduos que treinam força; e os principais efeitos foram observados:

uso em curto prazo: aumento da massa corporal devido à retenção hídrica.
uso em longo prazo: ganho de massa magra através do aumento da síntese protéica.

treinos de musculação

BCAA

O BCAA é formado por 3 aminoacidos essenciais e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles:

Valina, Leucina e Isoleucina, sendo somente encontrados nos alimentos. Os aminoácidos são pequenas unidades que formam as proteínas.

Os BCAAs são usados como substrato para a síntese protéica, ou seja, na construção da massa muscular. Atuam evitando o catabolismo muscular. Os BCAAs também estimulam e elevam a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, propiciando uma melhor absorção dos aminoácidos, servindo de matéria-prima na construção dos músculos e além disso permitem uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

Gainers

Os gainers (ou hipercalóricos) são ideais para pessoas que buscam ganho de peso. Muitas vezes essas pessoas possuem um metabolismo acelerado ou têm um gasto calórico alto durante o dia e assim apresentam dificuldade no ganho de massa.

Sua composição apresenta uma combinação de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais dentre outros nutrientes.

Com quantidades suficientes desses nutrientes contidos nos gainers, seu corpo vai garantir energia para o treino, evitando um déficit de energia e conseguindo uma melhor recuperação muscular, garantindo o crescimento. Os gainers podem aumentar a gordura corporal, mas isso só vai acontecer se utilizá-lo em excesso ou se sua ingestão calórica for maior que o gasto energético. Por isso avalie sua necessidade antes de optar por esse suplemento.

Conclusão

No mercado hoje existe um número grande de empresas voltadas para a fabricação de suplementos. Mas fique atento às promessas feitas por eles, principalmente porque muitos ainda não têm um respaldo cientifico. Procure não substituir uma dieta natural e procure entender suas reais necessidades e como ter realmente benefícios ao usar os suplementos.

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *