Como fazer papa de aveia (Pequeno-almoço saudável)

Quer estejas à procura de um pequeno-almoço (café da manhã) apropriado para ganhar massa muscular, quer apenas pretendas começar o dia com uma refeição saudável, ensinamos-te a preparar uma papa de aveia deliciosa.

Esta refeição é rica em proteínas, gorduras saudáveis e contém uma combinação de hidratos de carbono simples (de rápida absorção) e complexos (de absorção mais demorada). Esta é a melhor forma de acelerar o metabolismo logo de manhã e garantir energia para grande parte da manhã.

Estes são os ingredientes que necessitas:

– 300ml de leite (qualquer tipo)
– 80g de aveia
– proteína de soro de leite (whey)
– nozes
– sementes à escolha
– bagas goji
– ameixas secas
– mel

como preparar papa de aveia

Como preparar

1) Coloquem o leite a aquecer no fogão. Se o vosso fogão for elétrico, coloquem no 7. Apenas queremos que o leite aqueça, sem deixar ferver. O leite deve ficar a aquecer cerca de 2 ou 3 minutos.

receita de papa de aveia

2) Enquanto o leite aquece, vamos juntar os ingredientes. Primeiro coloquem a aveia numa tijela.

receita de mingau de aveia

3) Depois, juntem os restantes ingredientes: 3 ou 4 nozes esmagadas, sementes à escolha, 3 ou 4 ameixas secas (inteiras ou partidas) e bagas goji a gosto.

papa de aveia nutritiva

4) Quando o leite já estiver quente, coloquem uma dose de proteína de soro de leite (whey protein) e mexam até dissolver. No meu caso, utilizei a Impact Whey Protein da Myprotein, sabor chocolate.

pequeno almoço saudável

5) Em seguida, juntem todos os ingredientes ao leite e mexam durante cerca de 1 minuto até a papa ficar consistente. Quanto mais tempo mexerem a papa, mais consistente ela ficará. Se preferirem uma refeição mais líquida, mexam pouco tempo.

café da manhã para desportistas

6) Em seguida, coloquem a papa na tijela e adicionem um pouco de mel. É o toque final para deixar a nossa papa simplesmente saborosa.

receita final da papa de aveia

E aqui temos a nossa papa pronta a ser consumida.

Informação nutricional

Proteínas: 45g
Hidratos de carbono: 83g
Gorduras: 24g
Calorias: 720

Se tiver muitas calorias para vocês, podem reduzir a dose de aveia para metade (40g) assim como leite (150ml). Nesse caso, tanto as calorias como os macronutrientes serão menores.

resultado final

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *