Fazer abdominais ajuda a perder gordura na barriga?

Faz abdominais para perder a gordura na barriga. A crença é partilhada por milhares de pessoas em todo o mundo. Muita gente acredita que fazer abdominais regularmente ajuda a eliminar a gordura nessa região do corpo. A realidade, porém, é outra.

Fazer abdominais tem pouca influência na gordura intra-abdominal

Perder gordura localizada através de exercícios específicos para determinadas regiões seria excelente, no entanto, não é assim que as coisas funcionam. O organismo queima gordura como um todo. A gordura usada para a produção de energia pode vir de qualquer parte do corpo e não necessariamente da parte que está a ser trabalhada.

abdominais (crunches)

Em 2011, um grupo de investigadores avaliou o efeito que os exercícios abdominais têm na gordura abdominal. Vinte e quatro homens e mulheres, de hábitos sedentários, foram aleatoriamente designados para um dos seguintes grupos: grupo de controlo ou o grupo dos exercício abdominais. Antes e depois do estudo, que durou seis semanas, foram avaliados os parâmetros de composição corporal e de resistência muscular abdominal.

Os investigadores registaram que não houve um efeito significativo dos exercícios abdominais sobre os parâmetros de peso corporal, percentagem de gordura corporal, circunferência abdominal, entre outros. O único parâmetro melhorado foi a resistência da musculatura abdominal [*1].

Conclusão

Este estudo confirmou aquilo que teoricamente já se sabia. Realizar os tradicionais exercícios abdominais não contribui para a perda de massa gorda intra-abdominal. A única coisa que vais conseguir ao fazeres abdominais é aumentar a resistência desse grupo muscular. Mas o efeito a nível de perda de gordura é próximo de zero.

Para eliminar a gordura intra-abdominal é necessário um trabalho combinado de dieta e exercícios cardiovasculares.

Para mais informação sobre este tema, consultem o artigo “É possível perder gordura localizada?“.


REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] Vispute, SS. et. al., The effect of abdominal exercise on abdominal fat, J Strength Cond Res. 2011 Sep;25(9):2559-64

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

*Usem o código SABINOMP no site da Myprotein para terem descontos de até 50% na vossa encomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *