Exercício físico durante a gravidez

A gravidez é um período de grandes alterações para a mulher. No entanto, é possível praticar exercício físico durante esta nova fase, até porque muitos benefícios advêm da prática do exercício nesta fase específica:

  • Atenuação de efeitos específicos da gravidez, como: fadiga, edemas, varizes, stress e ansiedade.
  • Controlo do peso corporal.
  • Melhoria da função cardiovascular.
  • Manutenção da massa muscular.
  • Prevenção do risco de diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
  • Controle da pressão arterial – pré-eclâmpsia.
  • Prepara o corpo para o momento do parto.
  • Facilita a recuperação pós-parto.

Contudo, não só a mãe tem benefícios ao praticar exercício físico durante a gravidez. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Medicina e Biociências de Kansas City, nos Estados Unidos, concluiu-se que o ritmo cardíaco dos bebés das mães que praticavam exercício físico (durante três vezes por semana) era mais baixo do que os das mulheres que não o praticavam.

José Luís Palma, vice-presidente da Fundação Espanhola do Coração, afirma que ritmo cardíaco mais baixo, reduz o “risco de taquicardia durante o parto” o que beneficia o bebé e evita complicações.

exercícios durante a gravidez

Outro estudo publicado no Journal of the American Medical Association, dirigido por Sven Cnattingius, na Suécia, relacionou a obesidade ou excesso de peso da mãe e a probabilidade de o bebé nascer prematuro. Os investigadores analisaram 1,6milhões de partos ocorridos na Suécia desde 1992 a 2010.

A investigação permitiu concluir que à medida que o índice de massa corporal (IMC) da mãe aumenta, aumenta a probabilidade do bebé nascer prematuro (IMC acima de 35 a 40 ou superior a 40, a probabilidade aumenta para o dobro). Assim, a obesidade materna substitui o tabagismo como uma das principais causas de uma gravidez com resultados deficientes.

Ainda no âmbito de estudo do peso infantil, um estudo divulgado no British Journal of Sports Medicine, conclui que a prática de exercício físico durante a gravidez, três vezes por semana, a partir da 10ª ou 12ª semana de gestação, reduz o risco dos recém nascidos nascerem com excesso de peso (redução em 58%) e também o parto por cesariana (redução de 34%).

Apesar de todos os benefícios associados, é importante consciencializar as pré-mamãs de que existem alguns aspetos importantes a ter em conta para praticar exercício físico de forma segura, pelo que deverão consultar um médico especializado antes de iniciarem os treinos com um profissional. O exercício físico estruturado não é aconselhado quando:

  • Não há acompanhamento médico durante a gravidez.
  • Hipertensão elevada pois, há risco de Eclâmpsia.
  • Placenta prévia – risco de deslocamento.
  • Hemorragias uterinas (permanentes no 2º e 3º trimestre).
  • Rotura de membranas.
  • Diagnóstico de parto prematuro.
  • Colo do útero parcialmente funcional
  • Pré-eclâmpsia – mais comum a partir das 27 semanas, deficiências na placenta.

Bibliografia
Holford, P. e Lawson, S. (2004). Alimentação Ideal para Grávidas: guia prático para uma vida saudável antes, durante e após a gravidez. Academia do Livro: Alfragide. (Pelaez, Lopez, Lucia, Ruiz, & Barakat, 2013)
Cnattingius,S. Villamor,E. Johanssons, S. Edstedt Bonamy ,AK. Persson, M. (2013) Maternal Obesity and Risk of Preterm Delivery. The Journal of American Medical Association
Palaez, M., Lopez, C., Lucia, A., Ruiz,J. & Barakat, R. (30 de Janeiro de 2013). Exercise during pregnancy and gestational diabetes-related adverse effects: a randomised controlled trial. British Journal of Sports Medicine.
http://www.fundaciondelcorazon.com/prensa/notas-de-prensa/

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

*Usem o código SABINOMP no site da Myprotein para terem descontos de até 50% na vossa encomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *