Os principais erros cometidos por iniciantes na musculação

No momento em que muitas pessoas iniciam um programa de treino de musculação, até por razões estéticas ou de saúde, podem se sentir desacompanhadas na sala de musculação, e não tendo possibilidade de contratar um bom Personal Treiner, o caminho fica mais complicado, os erros acontecem, embora os sintomas por vezes só apareçam mais tarde.

Inúmeros estudos científicos comprovam que o exercício físico é fonte de saúde e bem-estar. No entanto, por vezes não é difícil encontrar pessoas a treinarem sem acompanhamento de um profissional especializado e de forma incorreta, seja pela execução técnica errada do exercício, carga desajustada, forma de segurar nos equipamentos, velocidade de execução ou até mesmo pela postura adotada.

A consequência destes erros, poderá ser a ocorrência de lesões nos músculos, articulações, ligamentos, tendões, coluna, bem como, falhar nos objetivos estabelecidos.

agachamento com barra

Os principais erros cometidos na musculação são:

– Reduzida frequência de treino. Este é provavelmente o fator mais comum para a ausência de resultados, pois quem não for consistente a treinar, mesmo com o melhor plano de treino do mundo, o sucesso estará sempre comprometido. Disciplina, objetivos e motivação estão intimamente ligados.

Lembrem-se que não existem milagres, por mais que parte da indústria do Fitness apele aos resultados sem esforço, estes simplesmente não vão aparecer.

– Negligenciar o aquecimento. É necessário um aumento da temperatura corporal, mobilização articular, ativação do “core” (região central do tronco, abdômen, e região lombar), uma preparação prévia para a exigência do treino com o intuito de conseguir um bom desempenho e evitar lesões.

– Carga de treino excessiva. É verdade que salvo algumas exceções como determinadas populações especiais, é necessário treinar de uma forma intensa para se obterem bons resultados. Não obstante, e reportando-nos ao peso utilizado, tenha sempre em mente executar os exercícios de uma forma correta, com uma carga que lhe permita uma técnica eficiente no movimento realizado.

– Excesso de treino (overtraining). Dar o devido tempo para os músculos descansarem é vital para a hipertrofia muscular e o aumento de força, ou seja, o repouso também é essencial para atingir os seus objetivos.

– Postura incorreta. Preste atenção à posição da cabeça sem aproximar o queixo ao peito, mantenha a coluna alinhada ou bem apoiada e ao realizar exercícios em pé sugiro uma ligeira flexão dos joelhos. Não esquecer de ajustar os equipamentos ao seu biótipo, caso contrário, poderá comprometer a biodinâmica do exercício e favorecer o aparecimento de lesões nomeadamente na região lombar da coluna.

Além daqueles acima referidos, outros erros comuns na musculação e execução dos exercícios poderiam ser mencionados. Sempre que tenha a mínima dúvida, questione o seu instrutor ou peça ajuda a um profissional da área.

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *