Entrevista ao culturista Marco Luís

Este mês fomos conhecer melhor o culturista açoriano Marco Luís. Recentemente, o Marco levou o culturismo português além fronteiras ao ter aparecido na rubrica Amateur Bodybuilder of the Week no site de bodybuilding com mais tradição: bodybuilding.com.

Vamos conhecer um pouco mais a história deste culturista bem como as suas técnicas de treino. Podem seguir o Marco Luís através do seu facebook.

marco luís culturista


1) Fala-nos um pouco de ti e do teu interesse pelo culturismo.

Tudo começou há 16 anos atrás quando ainda andava no Judo e um amigo meu me convidou a ir a um ginásio pequeno em Angra do Heroismo, que pertencia ao Sr Barbosa personal trainer Terceirense que tinha vindo dos Estados Unidos. Foi no primeiro dia de ginásio que tive logo a sensação de estar no céu. Fiquei completamente viciado, vício esse que dura atá aos dias de hoje.

Admito que mesmo não sendo professional nem competindo, a minha vida é 24h culturismo. Tenho a certeza de que muitos atletas que competem não são tão disciplinados e rigorosos como eu. A minha obsessão pela imagem começou como muitos ao ver os filmes do nosso ícone Arnold Schwarzenegger, sendo que quando começei a treinar o meu físico ideal era o do Kevin Levrone ao ponto de ter a foto dele nos meus cadernos de treinos do ginásio.

No entanto, o meu maior ídolo é e sempre será o melhor culturista de sempre: Ronnie Coleman. Conheci-o pessoalmente no Arnold Classic Madrid 2013 e cumpri um sonho antigo. Como já mencionei acima, não tenho qualquer curriculum competitivo.

marco luís culturista


2) Recentemente apareceste na rubrica Amateur Bodybuilder of the Week no site da Bodybuilding. O que significou isso para ti?

Apesar de não ser uma medalha ou troféu não deixa de ser um orgulho para mim ser reconhecido pelo principal site de culturismo do mundo. Isso é indicador de que o meu trabalho tem dado resultados, mesmo que por vezes sejamos mais facilmente reconhecidos no estrangeiro do que em Portugal.

Agora mesmo neste mês de Fevereiro também fui eleito pelo site da Mutant Nutrition em Janeiro de 2014 Mutant of the month e agora estou habilitado a lutar pelo titulo de Mutant of the Year 2014.


3) Na tua opinião, quais são as principais razões que levam um iniciante na musculação a não ver os resultados que gostaria?

O maior problema da malta que está a começar e principalmente dos mais jovens é falta de disciplina de treino aliado ao facto de quererem uma dieta que lhes permita continuar a ter tudo. Ou seja, querem ter um corpo TOP mas também poder ter uma vida nocturna muito activa acompanhada de álcool e tabaco.

Destaco os seguintes erros mais comuns do iniciante:

  • Fazer treinos diários de uma hora e meia ou mais, sendo grande parte deste tempo passado na conversa.
  • Não se alimentarem adequadamente para crescer.
  • Fumar e beber álcool.
  • Treinar peito quase todos dias e pernas nunca (pois, muito doloroso)

marco luís culturista


4) Quais as principais dificuldades que foste sentindo ao longo do teu percurso?

Acima de tudo, senti a falta de condições de treino sendo que as minhas melhores condições de treino são as actuais (há cerca de 3 anos a esta parte) e que mesmo assim são extremamente precárias como podem ver nas fotos do meu facebook.

Outra grande dificuldade foi o facto de que quando comecei a treinar, ninguém aqui na ilha percebia deste desporto e não havia internet. Apenas comprava todos meses as revistas espanholas da modalidade. Lia-as várias vezes e tirava apontamentos.

Outro grande obstáculo é o facto da competição se realizar apenas no continente, o que me obrigaria a ter gastos muito mais elevados que os atlertas do continente para ir competir, sem qualquer apoio nem patrocínio pois, como todos nós sabemos, em Portugal apenas futebol é desporto.

marco luís culturista


5) A nível nacional, há algum(ns) atleta(s) que destaques?

Tendo em conta que sou amigo de alguns dos melhores atletas nacionais, não gostaria de estar a destacar algum da actualidade. No entanto, posso destacar aquele que considero ser o melhor culturista português de sempre e que me marcou mais: o meu amigo Carlos Cesar Pimentel que tive prazer de conhecer e treinar no seu ginásio em Benfica no ano de 2005. Acabei por me emocionar no fim quando ele me ofereceu uma foto autografada.

marco luís culturista


6) Na tua opiniao, quais sao as melhores técnicas de musculacao para obter grandes ganhos musculares?

Nao existem técnicas milagrosas pois todas são eficazes. O segredo é treinar sempre com intensidade máxima e levar o treino a sério como se fosse o último da tua vida. Pensando desta maneira, qualquer técnica que utilizes vai funcionar, seja ela FST7, Y3T, DC TRAINING, MI40 etc.

Eu pessoalmete utilizo e acredito muito nas drop sets , forced reps, e descansos de 45 segundos entre séries. Uso estes métodos pois ao longo destes anos concluí que são os que me dão melhores resultados.


7) Em que consiste a tua alimentação diária? Podes dar-nos um exemplo de um dia-tipo?

A minha alimentação ao longo do ano é sempre comer o mais limpo possível, mas na fase de definição resume-se apenas a:

Proteínas a rondar as 400gr diárias, à base de claras de ovo, peito frango, atum e whey protein.

Carbohidratos: apenas arroz , aveia e feijão e brócolos.

marco luís culturista


8) Consideras os suplementos essenciais para quem pratica musculação?

Neste momento apenas uso a marca Myprotein pois adorei qualidade, composição nutricional e preços fantásticos. De entre eles, destaco aqueles que utilizo sempre e recomendo a todos: Impact Whey Protein, Instant Oats, Peanut Butter, Creatine Monohydrate e Waxy Maize.


9) Algumas perguntas rápidas:

Pesos livres ou máquinas? Pesos livres pois sempre treinei apenas com eles por não ter condições de treino e consegui a minha densidade muscular com eles.

Cardio na passadeira, bicicleta estática ou no remo? Passadeira

Agachamento ou Leg Press? O agachamento é mais completo mas um treino de pernas tem de ter os 2.

Supino com barra ou com halteres? Ambos pois têm características distintas. Sempre utilizei mais a barra por não ter halteres pesados mas ambos devem fazer parte do treino de peito.

marco luís culturista

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *