Entrevista a Vanessa Cunha

Esta semana entrevistámos a Vanessa Cunha, uma atleta com grande potencial que entrou recentemente nas competições de bikini fitness. Nesta entrevista, a Vanessa comenta o preconceito contra a musculação feminina, os cuidados alimentares que tem e ainda enumera aquilo que considera mais importante para entrar numa competição de Bikini Fitness.

Podem segui-la através do seu perfil pessoal no facebook: Vanessa Cunha.


1) Para quem não te conhece, podes falar um pouco de ti? Quando te começaste a interessar pela musculação?

Considero-me simpática, sorridente, boa ouvinte e extremamente faladora! Sou uma pessoa muito ambiciosa e uma pessoa muito decidida quando se trata de algo que eu desejo muito! Tenho a minha dose de teimosia, há quem diga que uma boa dose!!

A musculação aparece na minha vida desde muito cedo! Comecei a fazer musculação porque praticava atletismo (marcha atlética) e o meu treinador dizia-me que deveria fazer reforço muscular no trem inferior. Então entrei para um ginásio para o fazer!

Rapidamente troquei o atletismo pela musculação, pois no ginásio onde “cresci” “respira-se” musculação assim que lá entramos! Falo do Supergym no Montijo e foi aqui onde todo o meu percurso de vida se alterou e onde comecei o caminho que ainda hoje percorro!

Na altura, com 13 anos, aspirante a arquitecta ou a design de interiores, a frequentar uma escola especializada em artes em Lisboa, foi contra a vontade dos meus pais que optei largar o atletismo para frequentar apenas um ginásio, mas 2-3 anos mais tarde já dava aulas de grupo no ginásio e toda a minha vida passou a ser em função do ginásio. Ainda frequentei o 1º ano num curso superior na área das artes, o qual desisti para me licenciar em Educação Física e Desporto.

De resto, fiz vários cursos e workshops em várias aulas de grupo e um especializado em Musculação e Cardiofitness.

vanessa cunha bikini fitness


2) Em que competições já estiveste e quais os melhores lugares que alcançaste?

A minha estreia em competições foi o ano passado (2012) na prova de Bikini-Fitness e estive presente no Open de Vila do Conde, onde alcancei o 2º lugar, e na Taça de Portugal em Aveiro, onde fiquei em 3ºlugar.


3) Quais são os teus planos para o futuro nesta área da musculação?

Para além de ser uma grande paixão, a minha profissão está directamente ligada a esta área, logo faz parte de mim todos os dias!

Tenciono continuar a dar aulas de grupo, que também é uma grande paixão minha, tenciono continuar a treinar como sempre treinei e ajudar a treinar transmitindo o conhecimento e a motivação que tenho para ajudar alterar as formas do corpo de quem se cruza comigo.

Em relação a competições, ainda estou a ponderar se devo ou não competir no campeonato nacional, pois sei que tenho duas pessoas dependentes de mim e que sei que que se for é mais uma fase em que não consigo estar a 100% como acho que deveria estar como mãe.

vanessa cunha bikini fitness


4) Já foste alvo de algum comentário mais desagradável devido ao facto de praticares musculação? Como reages àquele tipo de comentários que dizem que a mulher que faz musculação perde as formas femininas?

Sinceramente, cara a cara, acho que nunca fui alvo de um comentário desse género apenas uma pessoa ou outra, normalmente nada ligadas a este mundo, que possam esboçar um comentário do género “hummmmm, eu não gosto muito de ver músculos!” ou “Hummm, para mim isso já é um exagero!”

É claro que uma pessoa como eu, gosta do trabalho muscular e é precisamente para isso que trabalho todos os dias porque assim o desejo, logo não me sinto minimamente afectada com esse tipo de comentários!

Em relação ao tipo de comentários em que se diz que a mulher perde as formas femininas, normalmente não reajo, porque considero que depende do gosto de cada pessoa! Posso eventualmente expor a minha opinião e dizer que gosto de ver um corpo de mulher trabalhado e bem tonificado.

Até porque acho que mesmo que uma mulher mesmo que tenha o corpo trabalhado não perde as formas femininas pois as linhas musculares femininas são para mim diferentes das masculinas! Para mim, a mulher forte e tonificada é o novo conceito de mulher sexy! Mas cada qual tem os seus gostos!

vanessa cunha bikini fitness


5) Na tua opinião, o que leva a generalidade das mulheres a achar que vai ficar muito masculina se começar a praticar musculação?

Sim, ainda existe muito esse preconceito/mito! A preocupação das mulheres assim que entram lá no ginásio e quando começam a treinar, é logo dizer que “mas eu não quero ficar muito grande!”.

Tento perceber em primeiro lugar o que procuram, qual o objectivo delas e explico da melhor forma que sei que o facto de praticar musculação não quer dizer que vão “crescer” muito ou ficar “muito grandes” como acham que vão ficar!

Talvez exista essa ideia porque a musculação é actividade que está directamente ligada ao culturismo e ao halterofilismo e daí visualizarem pessoas praticantes destas modalidades também como praticantes de musculação para atingir os seus objectivos.

vanessa cunha bikini fitness


6) Quais as principais dificuldades com que te deparaste no teu percurso enquanto atleta fitness?

As minhas principais dificuldades passaram por tentar conciliar tudo o que está presente na minha vida e não falhar com nada: a minha atividade profissional que é ser professora de Educação Física nas escolas, instrutora de aulas de grupo, mulher e mãe de um casalinho maravilhoso que me inspiram todos os dias!

Conciliar isto tudo com toda a preparação para a competição não foi fácil, e sei que não sou a única pessoa a passar por isto, e daí hoje dar muito mais valor a quem o faz ou já o fez.

Mas sei que é de todo impossível estar presente a 100% em tudo! E nisso, por um lado tenho bastante sorte, pois tenho uma pessoa ao meu lado que me apoia incondicionalmente, me compreende bastante e me ajuda em tudo, inclusive com os filhotes, pois nesta altura tentou dar ainda mais apoio a eles quando eu não estava tão “presente” na altura em que a dieta e o cansaço aperta tanto.

Essa pessoa é o Luís Cunha, o meu marido, a pessoa que eu amo muito do fundo do meu coração e que me motiva todos os dias com a sua energia, vitalidade, paixão e carinho que me dedica! E foi graças a ele que eu pisei o palco!

vanessa cunha bikini fitness


7) Quais são os teus atletas fitness/bodybuilding preferidos?

Desde muito nova que sou uma seguidora de Monica Brant, para mim é uma grande musa inspiradora! Por todo o seu percurso e historial, pois há anos e anos que mantém uma grande forma física e mesmo hoje em dia com 43 anos com uma forma “invejável” a muitas mulheres!

Apareceram entretanto outras atletas que gosto muito, mas entre essas destacam-se a Larissa Reis, Nathalia Melo, Ingrid Romero e Stephanie Mahoe.

Atletas masculinos, sem dúvida o grande ícone Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman e nos dias de hoje Phill Heat. Ainda a nível nacional destaca-se, para mim, o grande Pedro Andrade e o meu marido Luís Cunha, pois é ele que me inspira todos os dias com a dedicação que ele tem por esta área, enquanto atleta e mesmo como simples praticante!

vanessa cunha bikini fitness


8) Descreve-nos a tua rotina de treino.

Para ser sincera, pouco tempo tenho para seguir uma rotina de treino certa e às vezes com o desgaste das aulas que dou não preciso de treinar tanto na musculação.

Acho que a rotina mais certa que tenho são as aulas de Pump/Lift Training que dou por semana, que consiste numa aula de grupo com o uso de pesos e com os principais exercícios de musculação, como se fosse um treino de circuito.

E posso dizer que pratico esta modalidade desde os meus 14-15 anos quase sem interrupção (apenas parei sempre 2 meses mais ou menos no pós parto dos dois filhotes).

A Musculação que faço é para trabalhar especificamente zonas no meu corpo que acho que preciso mais ou que gosto mais de trabalhar. Ou seja, só faço musculação para trabalhar pernas e glúteos, e faço-o duas vezes por semana!

 


9) Dás preferência a pesos livres ou máquinas?

Gosto mais de trabalhar com pesos livres, mas utilizo muito as máquinas para trabalhar especificamente os músculos das pernas e glúteos.


10) Fazes muito cardio?

Sim. Para além das aulas de spinning/indoor cycling que dou, faço um pouco de cardio sempre a seguir ao treino de musculação.

vanessa cunha bikini fitness


11) Fala-nos um pouco da tua alimentação. Que cuidados especiais tens?

Eu acho que o principal cuidado que devemos ter, para além dos alimentos que devemos escolher para comer, é sim o modo como os confeccionamos. Por isso, não faz parte da alimentação lá em casa fritos, estufados, refugados apenas cozidos e grelhados! Mesmo os meus filhotes estão super habituados à confecção de comidas saudáveis, mas claro que não os privo de outras comidas!

Sigo um regime alimentar durante todo o ano, pois desde as gravidezes que o meu organismo já não é o que era, ou seja, tenho que ter mais cuidados do que antes de passar pelas gravidezes. Em todo o caso, sou uma pessoa que adora comer e adoro comer pão e amendoins!! Mas tenho que me privar de certas coisas que gosto para obter um resultado que gosto ainda mais!

Carnes opto por frango, peru ou vaca. Em relação ao peixe quase todo é bem vindo, mas adoro salmão, dourada, cherne e pescada. Os hidratos de carbono, opto sempre por batata doce ou arroz. Acompanho sempre as refeições com legumes ou salada.

Ao pequeno-almoço, há anos que uso a aveia cozinhada, para substituir a falta do pão e normalmente acompanho com um whey. Ao lanche, antes de dar aulas, volto a fazer um whey e como normalmente duas a três tostas com um queijo fresco.

vanessa cunha bikini fitness


12) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?

Claro que sim! Como já disse, adoro comer e sinto necessidade de o fazer para voltar a entrar no regime mais uma semana sem pensar “nisto ou naquilo” que me anda a apetecer comer. Normalmente não é o dia inteiro, mas sim apenas uma refeição, ou no máximo das hipóteses junto um pequeno-almoço e almoço, ou jantar e o pequeno-almoço!

Acho que este conceito começou a aparecer para suprimir necessidades/vontades que os atletas e todas as pessoas que praticam dietas rigorosas têm em comer “alimentos proibidos” ou “comida proibida” na sua dieta.

Acho que toda a pessoa que faz dieta ou se priva de certos alimentos ou comidas desenvolve uma maior vontade em comer coisas fora da dieta, pelo menos isso acontece comigo! Daí tirarmos um dia para o fazer!

Fora essa questão, existem estudos que mostram que o devemos mesmo fazer para acelerar o nosso metabolismo. Isso acontece porque existe um maior aporte de calorias no nosso organismo, vindos principalmente de fontes como os hidratos de carbono e gorduras, que vão acelerar todo o nosso metabolismo, porque muitas vezes devido ao nosso regime alimentar, o nosso metabolismo por vezes fica como num “steady state”, e com esse aporte de calorias ele leva um “choque” fazendo-o acelerar e queimar mais calorias nos momentos/dias seguintes.

vanessa cunha bikini fitness


13) Tomas suplementos? Quais consideras essenciais?

Sim. Os que considero essenciais para mim são os que tomo, mas não quer dizer que o sejam para outra pessoa acho que depende do tipo de atividade que fazemos, da intensidade que damos aos treinos e dos objectivos que queremos.

Eu tomo regularmente Whey, BCAA’s, glutamina, multivitamínico e em períodos de maior cansaço recorro ao ZMA.


14) Quais os requisitos para poder participar numa competição de bikini fitness?

Eu acho que a resposta a esta pergunta, se perguntar a qualquer atleta seja de bikini-fitness, body fitness ou culturismo será certamente e quase sempre: treino intenso, comer bem/limpo e muita dedicação.

Poderá haver opiniões em que os requisitos para poder participar nestas competições passa por ter uma boa genética, é claro que ajuda e é como se tivesse já feito metade do caminho que há a fazer, mas eu dou valor às pessoas esforçadas e que tentam superar a “má” genética.

Acho que com muita dedicação, muito trabalho/treino e uma boa dieta individual (porque depende do tipo de competição e cada pessoa é uma pessoa, e cada organismo reage de maneira diferente no que toca a alimentos e quantidades) pode-se chegar ao ponto de pisar um palco com muita qualidade!

Basta acreditar até ao fim e nunca desistir do método!

vanessa cunha bikini fitness

Não percas a entrevista em vídeo:

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *