Entrevista a Rute Ganchas

Entrevistámos a atleta Bikini Fitness Rute Ganchas. Damos-te a conhecer o seu percurso enquanto atleta, as principais dificuldades sentidas neste percurso e as suas linhas orientadoras a nível de treino e nutrição.

Podes segui-la através da sua página pessoal no facebook: Rute Ganchas.

rute ganchas bikini fitness


1) Para quem não te conhece, podes falar um pouco de ti? Quando te começaste a interessar pela musculação?

Bem, eu pratico desporto desde os 5 anos de idade e participo em competições desde essa altura. Comecei na ginástica acrobática, onde tive várias lesões. Lesões essas que acabaram por me afastar da ginástica e levar para a natação. Mais tarde, inscrevi-me num ginásio onde tive maioritariamente contacto com aulas de grupo.

Com a entrada na faculdade acabei por me afastar do desporto. Voltei a praticar desporto – musculação – “contagiada” pelo Edgar. Voltei para a ginástica acrobática e as mazelas das lesões antigas obrigaram-me a levar a musculação “a sério”, pois precisava ganhar massa muscular. E a partir daí nunca mais parei.


2) Em que competições já estiveste?

A primeira vez que competi foi em fitness atlético e como era atleta única realizei apenas uma demonstração. Quando quis competir novamente iria passar pelo mesmo desfecho, pois continuava a ser atleta única nesta categoria. Assim resolvi experimentar a categoria de bikini. Gostei da experiência e penso repeti-la assim que me for possível.

rute ganchas bikini fitness


3) Quais são os teus planos para o futuro nesta área do fitness?

O desporto é o meu hobbie e quero que assim continue. Quero praticar o meu desporto e competir até que me seja possível.


4) Quais as principais dificuldades com que te deparaste no teu percurso enquanto atleta fitness?

A primeira dificuldade talvez seja conjugar o treino, a dieta, o trabalho e todos os afazeres da minha vida pessoal. No entanto isto rapidamente é ultrapassado, é uma questão de tempo até estar tudo organizado e se entrar no ritmo.

Depois, e aí sim chamo-lhe “dificuldade”, é lidar com a falta de conhecimento das pessoas que estão perto de nós, pois não percebem as nossas refeições nem a necessidade de as realizar a determinados momentos. E é neste aspecto que se encontra as maiores barreiras.

rute ganchas bikini fitness


5) Quais são os teus atletas fitness/bodybuilding preferidos?

Não posso dizer que não gosto de acompanhar alguns nomes bem conhecidos deste mundo, mas honestamente prefiro dar valor aos “nossos” atletas e como tal as pessoas que mais me inspiram são sem dúvida a Marina Reis e o Carlos Rebolo. Não posso deixar de mencionar também o Marco Sousa que muito me tem ajudado e ensinado.


6) Descreve-nos a tua rotina de treino.

Esta é uma pergunta bastante difícil de responder. Eu sou “alérgica” a planos de treino. Eu treino “instintivamente”, é o modo como mais gosto de treinar e foi como o Sr. Carlos Rebolo me ensinou.

rute ganchas bikini fitness


7) Fazes muito cardio?

Posso confessar que o treino de cardio é o meu grande calcanhar de Aquiles. Não sou fã de cardio, faço-o porque tem mesmo de ser, tento fazer 3 vezes por semana e perto das provas aumento.


8) Fala-nos um pouco da tua alimentação. Que cuidados especiais procuras ter?

Eu normalmente tento fazer 4 a 5 refeições diárias, depende do meu dia a dia. Procuro sempre ter proteína, hidratos de cardono do tipo integrais, vegetais e frutos secos.

rute ganchas bikini fitness


9) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?

Sim, faço-o sempre ao domingo. Faço-o porque sou humana e também gosto de comer coisas que não devemos e porque domingo é o dia da família e deste modo como o que eles comem.


10) Tomas suplementos? Quais consideras essenciais?

Normalmente tomo proteína, bcaas e glutamina. Não dispenso também multivitamínico, complexo B, ómegas 3, 6 e 9, cálcio e magnésio. Perto das provas opto por l-carnitina, cafeína e proteína isolada.

rute ganchas bikini fitness

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *