Entrevista a Madalena Faísco

Madalena Faísco é um nome que promete. Pratica musculação há sensivelmente 2 anos e já marcou presença numa competição internacional (Arnold Classic Europe). Em entrevista ao Tá Fitness, a atleta fala-nos da experiência, entre outras coisas.

Podem seguir a Madalena Faísco na sua página de facebook.


1) Para quem não te conhece, podes falar um pouco de ti? Quando te começaste a interessar pela musculação?

Falar sobre mim é sempre um pouco estranho, mas posso com certeza dizer que sou uma mulher decidida, com objectivos traçados, uma pessoa com os pés assentes na terra mas também muito sonhadora, alguém com um grande coração!

A musculação entrou na minha vida quando conheci o meu marido em 2010. Ele na altura já era atleta há alguns anos e eu vi-me envolvida num mundo que desconhecia, ou que conhecia mal, e foi precisamente isso que me cativou, ou seja, o facto de poder transformar o meu corpo e pô-lo em forma tornou-se real e acessível para mim e ir ao ginásio não já seria um fardo ou enfadonho.

madalena faísco


2) Ficaste em 2º lugar na 1ª edição da Taça de Portugal de Bikini Fitness, em 2011. Ficaste contente com este resultado?

Eu fiquei radiante com esse resultado por ser a minha primeira prova e pelo facto de só ter na altura cerca de 3 meses de treino. As expectativas eram altas e foram realmente superadas pois nunca pensei alcançar a forma física que alcancei na altura com tão pouco tempo de treino.


3) Participaste há pouco tempo na 2ª edição do Arnold Classic Europe, a tua primeira competição internacional, onde obtiveste o 14º lugar na categoria Bikini até 1,68m. Conta-nos como foi essa experiência.

Fiquei muito satisfeita com o meu resultado, foram meses de treino e dieta, muito tempo dedicado a um único momento em cima de um palco tão desejado pelas atletas bikini. Estive rodeada de atletas com uma notoriedade enorme a nível mundial, atletas já conhecidas neste mundo do bikini fitness e, portanto, o meu resultado foi sim muito satisfatório. E claro que para o ano há mais! 😉

madalena faísco


4) Quais são os teus planos para o futuro nesta área da musculação?

O meu plano a longo prazo é tornar-me atleta profissional. E digo a longo prazo porque para lá chegar é difícil, penso que primeiro há que participar em várias provas internacionais, fazer-me conhecer perante o mundo da IFBB, provar que consigo melhorar e evoluir!

A curto prazo, claro que irei continuar a participar nas provas nacionais porque aqui em Portugal o panorama é bem diferente e as pessoas precisam de conhecer melhor o que é o bikini fitness, visto que esta não é uma mera categoria de “misses”, mas sim de atletas.
Outra coisa que ambiciono também é conseguir um patrocínio, algo muito importante também para me promover enquanto atleta.

madalena faísco


5) Quais as principais dificuldades com que te deparaste no teu percurso enquanto atleta fitness?

Não direi dificuldades mas sim desafios. A dieta por vezes é mais rigorosa e nessas alturas é difícil ter uma vida social como todas as outras pessoas, como sair à noite, ir a jantares, etc. Em alturas de competição eu estou em “modo competição”, estou tão concentrada que sou incapaz de me desviar do meu caminho.

No entanto, não podemos tornar a pré-competição como um fardo a carregar, e sim vê-la como uma fase de aprendizagem e não só. A mente é sempre a nossa pior inimiga, por isso como diria Kai Green temos que ser “campões da mente”!

madalena faísco


6) Quais são os teus atletas fitness/bodybuilding preferidos?

As minhas atletas bikini preferidas são sem dúvida a Nathalia Mello e a Alice Matos, mas também não posso deixar de referir o Kai Green como o meu atleta de culturismo preferido pela sua filosofia de vida.


7) Que dicas darias a uma mulher que pretenda ser uma atleta fitness?

Em primeiro lugar diria que é imprescindível ser determinada, acreditar nela própria e acima de tudo ser humilde pois no mundo fitness cada atleta é diferente, ninguém é melhor que ninguém, e todos conseguem melhorar e evoluir.

madalena faísco


8) Descreve-nos a tua rotina de treino.

A minha rotina de treino vai depender muito dos pontos do meu corpo que preciso melhorar na altura. Os glúteos são sem dúvida o ponto em que sempre insisti mais. Portanto, não tenho uma rotina de treino fixa, cada semana faço um tipo de treino.

Felizmente posso dizer que o meu corpo evolui bastante depressa por isso a cada semana mudo o meu treino. Regra geral treino glúteos todos os dias (cada dia uma zona do glúteo diferente), pernas 2 vezes por semana e ombro/bícep/tricep uma vez por semana.


9) Fazes muito cardio?

Faço sempre cardio seja em off ou em pré-competição. Normalmente em off faço sempre nunca menos de meia hora todos os dias em jejum e à tarde mais meia hora. Claro que em pré-competição o tempo de cardio é a dobrar e mais intensivo.

madalena faísco


10) Fala-nos um pouco da tua alimentação. Que cuidados especiais tens?

Eu sou uma pessoa que adooooraa comer!!!! Tenho sempre cuidado com a alimentação seja em que altura for, mas mesmo em off continuo com a mesma máxima do pre-contest “eat clean, train dirty”, no entanto, em pré-competição a dieta torna-se realmente rigorosa e qualquer deslize é prejudicial para a minha evolução e objectivo final.


11) Tomas suplementos? Quais consideras essenciais?

Proteína, aminoácidos e bcaas líquidos ou sólidos (cápsulas), glutamina, vitaminas ramificadas como por exemplo vitamina C, E, B12, B6, ómega 3, 6 e 9. Na minha opinião são todos essenciais pois de certa forma complementam-se uns aos outros.

madalena faísco

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *