Entrevista a José Quinta

Entrevistámos o atleta José Quinta, que nos contou alguns dos seus planos para o futuro. Vê também o tipo de alimentação que o José pratica e as suas preferências a nível de treino.

Podem seguir o José através da sua página de facebook: José Quinta

josé quinta culturista


1) Fala-nos um pouco de ti, do teu interesse pela musculação e do teu percurso enquanto competidor.

Eu sempre gostei de filmes de acção e a história do herói contra o mal, e como nasci em 81 podem perceber que o Arnold e o Stalone, bem como o Van Damme, Dolph Lundgreen eram o expoente da altura. Por isso sempre desejei aquela imagem de herói forte e musculado.

A nível de competições, já competi 4 a 5 vezes no espaço de um ano, sendo a minha primeira prova a taça de portugal de iniciados em culturismo clássico no ano passado, longa história tornada curta. Ainda não acertei no ponto e sinceramente tenho a minha perspectiva de competidor algo indefinida, pois tenho simultâneamente enveredado na preparação de outros atletas. Enfim, o futuro o dirá.


2) Que planos nesta área tens para o futuro?

Como referi, a minha intenção é transmitir aos meus miúdos a filosofia correcta do nosso desporto, a ética, a atitude correcta, a ideia de que o esforço gera recompensa, essencialmente a humildade.

Pretendo formar homens e mulheres, não sacos de músculo andantes, por isso no futuro imediato estou a dedicarme á loja BODY PERFECT FARO, onde me podem encontrar diariamente, e ao eminente lançamento do site www.bodyperfect.pt , que será uma extensão da loja física, podendo os nossos futuros clientes usufruir do mesmo tipo de atendimento.

Em resumo, a minha carreira competitiva está em stand by, sendo as minhas prioridades imediatas o desenvolvimento do negócio e a preparação de atletas.

josé quinta culturista


3) Quais as principais dicas de musculação que darias a um iniciante?

Sinceramente, procurar um bom treinador, alguém que tenha experiência na área e seja um amigo e se preocupe contigo e não te veja como mais um meio para um fim.

Tem paciência, sê constante, prepara-te para cair, sem desistir. Há lagrimas que poderão cair, muitas vezes vais pensar que o resultado nao vale o esforço, enfim, prepara-te porque esta jornada não é facil, mas garanto-te que vale a pena.

De qualquer forma, se fores principiante e precisares de uma referência, podes sempre contactar comigo pessoalmente e garanto que te posso ajudar.


4) Como arranjas motivação para continuar a treinar e não desistir?

É complicado mas vem de uma força interior que não te deixa parar, uma vontade de auto superação que ultrapassa toda a dor, desilusão e frustração.

josé quinta culturista


5) Descreve-nos o teu plano de treino por favor.

O tipo de treino varia muito conforme a época, posso dizer que neste recomeço o meu plano de treino será algo como isto, integrado num macrociclo em que a intensidade aumenta conforme a frequência diminui:

Primeiro mês:

Segunda, quarta e sexta: full body com exercícios complexos, 1 hora de duração e se calhar algum cardio, 20-30 minutos cardio tranquilo para fomentar a absorção dos nutrientes e o vazio gástrico para melhor absorção do batido pos treino.

Terça, quinta e sábado: abdominais, oblíquos, lombares, glúteos e gémeos e cardio HIT 20 minutos.

Domingo: DESCANSO TOTAL e aproveitar a vida.

Relativamente aos macronutrientes, proteína e gordura mantêm-se iguais todos os dias, apenas variando a quantidade de hidratos e os suplementos conforme o dia de treino full body e o restante.


6) Quais são os teus exercícios preferidos?

Penso que todos os que consigam fazer sentir os músculos ao máximo, confesso que só não sou adepto do agachamento livre devido à minha estrutura, definitivamente não me satisfaz.

josé quinta culturista


7) Em que consiste a tua alimentação? Podes dar-nos um exemplo de um dia-tipo?

Dia de treino full body:

Acordar 8h30: 150 gr iogurte grego natural, 30 gr frutos secos, 5 gr glutamina, 25 gr whey

10h30: 100 gr feijão manteiga, 200 ml claras de ovo, 50 gr de panquecas de aveia Vitobest ou Ovofull

treino a 13h : dividido em pré, intra e pós-treino, algo como 100 gr hidratos rápidos, e 90 gr de proteína

15h30: metade de : 2 ovos omega 3, 400 ml claras, legumes e salada

18h00: a outra metade das 15h30

20h30: cerca de 200 gr carne de vaca com legumes e salada

22h30-23h- 25 gr caseína, 25 gr whey ou 50 gr de caseína apenas mais 10 gr glutamina


8) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?

Dias não, refeições. Domingo à noite, penso que é óptimo para manter a leptina em funcionamento, manter o metabolismo activo, e a nível mental é um must para mantermos a disciplina durante a semana.

Aconselho vivamente e para quem tem metabolismo acelerado aconselho uma cheat meal extra à quarta à noite, mas atenção recomendo refeições lixo mas não mcdonalds e porcarias. Uma bela pizza caseira é o melhor do mundo.


9) Como é a tua suplementação? Consideras os suplementos essenciais para conseguir um corpo perfeito?

Sim, definitavamente. Há suplementos essenciais para ajudar o corpo a ir mais além: proteína whey e caseína, bcaas e glutamina, ómega 3, vitaminas, minerais, hidratos em pó para o pré-workout e, dependendo da pessoa e objectivo físico, outros suplementos podem ser adicionados.

josé quinta culturista

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *