Entrevista a João Almeida

O Tá Fitness conversou com o atleta português João Almeida, de 26 anos. Entre outras coisas, João revela a sua dieta habitual.

Podem segui-lo no facebook através da sua página: João Almeida.

joão almeida culturista


1) Fala-nos um pouco de ti, do teu interesse pela musculação e do teu percurso enquanto competidor.

Entrei para a musculação para ficar com corpo bem definido (fitness) mas ao longo do tempo já tinha o corpo definido e bem constituído. Então um dia perguntei-me “se ja estou bom fisicamente por que não vou competir? Então depois segui em frente, começei a competir há cerca de 1 ano e é para seguir em frente.


2) Quais as principais dificuldades que sentiste ao longo desse percurso?

A única dificuldade que sinto é financeira pelo que tudo neste desporto é caro: ginásio, suplementação (e não é pouca), acessórios de ginásio, tudo caro. Em Portugal não há apoios financeiros para este tipo de desporto.

joão almeida culturista


3) Na tua opinião, quais são as principais razões que levam um iniciante na musculação a não ver os resultados que gostaria?

Na minha opinião acho que é pelo facto de o iniciante não ter confiança nele próprio e não se dedicar a sério! Neste desporto só se consegue alcançar uma boa forma ao longo dos anos mas há pessoas que pensam que vão para o ginásio e em 6 meses ou 1 ano vão ficar com uma boa forma corporal. Isso é quase impossível!


4) O cardio é muito importante para ti? Que tipo de cardio preferes?

Gosto de correr, fazer bicicleta e passadeira. Devido à minha genética, não faço cardio para queimar calorias.

joão almeida culturista


5) Descreve-nos o teu plano de treino por favor. (ex: 2ª: costas/biceps – 3ª pernas – etc). Segues alguma dica de treino em especial?

O meu plano treino é:

2ª: bíceps e tríceps

3ª: pernas frente, trás femoral

4ª: ombros, adominais e gémeos

5ª: peito

6ª: costas e trapézio


6) Preferes pesos livres ou máquinas?

Prefiro pesos livres sempre, mas também há algumas máquinas essenciais que também não dispenso.

joão almeida culturista


7) Em que consiste a tua alimentação? Podes dar-nos um exemplo de um dia-tipo? Quais as diferenças para alturas de pré-competição?

Fora de competição faço 6 pratos de comida. O pequeno-almoço é arroz e claras de ovo em omolete. Depois, às 10h, croissant de queijo com uma banana e um batido de proteína whey. Às 12h como arroz, batata doce ou normal com frango ou vaca, mais salada (tomate, pepino, cebola, alface).

Às 15h consumo arroz com atum e um batido depois do treino, juntamente com banana , iogurte, um batido com aveia e uma barrinha de ceriais. Entra as 20h e as 21h, como arroz, batatas ,frango e salada. Às 23h tomo um batido, como cereias e 1 iogurte.

Em preparação reduzo a comida nos hidratos de carbono e nos alimentos em geral.

joão almeida culturista


8) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?

Não muito mas deves. Quando pratico como chocolate, vou ao mcdonald’s e como pizzas para fugir a rotina.


9) Como é a tua suplementação? Consideras os suplementos essenciais para conseguir um corpo fitness?

A minha suplemtação consiste em proteína whey, bcaa, zma, aminoacidos, óxido nítrico e creatina. Sim, claro, faz toda a diferença. É essencial sem dúvida!

joão almeida culturista

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *