Entrevista a Francisco Ramalho

O Tá Fitness entrevistou o Francisco Ramalho,um estudante universitário com um grande gosto pelo culturismo. Nesta entrevista, entre outras coisas, vais poder conhecer qual a alimentação praticada pelo Francisco e também a sua rotina de treino.

Podem segui-lo na sua página de facebook: Francisco Ramalho.

francisco ramalho culturista


1) Fala-nos um pouco de ti, do teu interesse pela musculação e do teu percurso enquanto competidor.

Chamo-me Francisco Ramalho, tenho 23 anos e sou estudante de engenharia mecânica. Sou de Faro mas actualmente estudo em Lisboa. O gosto pela musculação surgiu por volta dos meus 17 anos e imediatamente fiquei viciado. A musculação é muito mais que um desporto, é um estilo de vida, pois existem outras variáveis de extrema importância para além do treino, tais como a alimentação e o descanso.


2) Que planos nesta área tens para o futuro?

Esta é uma pergunta difícil. Infelizmente este desporto ainda tem pouca divulgação em portugal e não é fácil viver disto. Vou esperar para ver o que o futuro me reserva.

francisco ramalho culturista


3) Na tua opinião, quais são as principais razões que levam um iniciante na musculação a não ver os resultados que gostaria?

A principal falha nos iniciantes é sem dúvida a dieta. Uma dieta bem estruturada é essencial quer para perder gordura quer para o ganho de massa muscular. Claro que depois existem diferentes tipos de dietas, consoante objectivos e gosto pessoal.


4) O cardio é muito importante para ti? Que tipo de cardio preferes?

O cardio é extremamente importante. Nunca abdico de umas sessões de cardio mesmo fora de época de competição. Em preparação, para mim, o cardio é essencial. Vou aumentando progressivamente à medida que a prova se aproxima. Uso particularmente o cardio em jejum e o cardio de alta intensidade.

francisco ramalho culturista


5) Descreve-nos o teu plano de treino por favor.

A minha rotina preferida é:

segunda: peito e tríceps
terça: pernas e gémeos
quarta: costas bíceps
quinta: off
sexta: ombros


6) Quais são os teus exercícios preferidos?

Supino plano e tríceps no cabo.

francisco ramalho culturista


7) Em que consiste a tua alimentação? Podes dar-nos um exemplo de um dia-tipo?

Exemplo de dieta num dia de treino em off season:

refeição 1: 10 claras + 100 gr aveia
refeição 2: 200 gr de frango + 200 gr de batata doce
refeição 3: 2 latas de atum + 80 gr de arroz
refeição 4: 2 doses de whey
refeição 5: 200 gr de vaca+ 200 gr de batata doce
refeição 6: 6 ovos inteiros + legumes


8) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?

Fora de competição sim, faço um cheat por semana. Em preparação não faço cheat, mas sim refeed. Mas lá está, isto é o que funciona comigo, Conheço outros atletas que nunca fazem cheat e outros que nunca abdicam do mesmo.


9) Como é a tua suplementação? Consideras os suplementos essenciais para conseguir um corpo perfeito?

Existem alguns suplementos que tomo o ano todo, tais como: whey, vitaminas e bcaas. Os suplementos tal como o nome indicam são um extra para conseguir superar eventuais falhas na dieta e não devem ser a base da mesma. Deste modo os suplementos são uma ajuda importante mas não fazem milagres.

francisco ramalho culturista

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *