Entrevista a Fábio Moreira

O Tá Fitness entrevistou Fábio Moreira, campeão nacional de culturismo em 2011. Vamos conhecer algumas das dificuldades sentidas pelo Fábio Moreira na sua caminhada e também as bases da sua alimentação.

fábio moreira culturista


1) Fala-nos um pouco de ti e do teu percurso enquanto competidor.

Iniciei o meu percurso profissional ainda no Brasil em powerlifting quando tinha 18 anos. Quando vim para Portugal continuei na modalidade onde me consagrei campeão por algumas vezes. Em 2010, entrei para as provas de culturismo. Em 2011, consagrei-me campeão, e já no inicio deste ano 2012 ia competir fora de Portugal mas devido a uma lesão não me consegui preparar.


2) O que significou para ti ser campeão nacional IFBB em 2011?

Mais que tudo foi uma realização pessoal alcançada, um objetivo cumprido.

fábio moreira culturista


3) Quais as principais dificuldades que sentiste ao longo do teu percurso?

A falta de apoios, inclusive da federação, de reconhecimento pelo que valemos, a pouca divulgação, a nacionalidade… mas tudo se consegue mostrando e provando o desempenho e o esforço nas competições. Vamos todos à procura do mesmo, de conseguir obter um lugar de destaque. Depois, com passos pequenos vai-se conseguindo dar saltos maiores.


4) É difícil conciliar a vida profissional com o culturismo?

Para mim não porque a minha área profissional de certa forma está ligada a este meio.

fábio moreira culturista


5) Que planos tens para o futuro? Gostarias de competir a nível internacional?

Claro que o objetivo deste desporto é chegar o mais longe possível e uma carreira internacional está no sonho de qualquer atleta que se dedique. Aqui em Portugal ainda não se permite viver só deste desporto, não há apoios nem plataformas estruturais para elevar esta modalidade para outro nível.


6) Na tua opinião, quais são as principais razões que levam um iniciante na musculação a não ver os resultados que gostaria?

As pessoas querem resultados rápidos e desanimam facilmente, mas todo o processo não começa só no ginásio. Tem que acima de tudo haver força de vontade para se dedicar nos treinos e na alimentação, que é um dos fatores principais para se ver resultados, e acompanhar com uma boa suplementação.

fábio moreira culturista


7) Descreve-nos o teu plano de treino.

2ª feira peito e bicep, 3ª perna completa, 5ª ombros, trapézio e tríceps, 6ª costas e lombar.


8) És adepto de super séries e tri-séries? Costumas incorporar alguma destas ou outras técnicas no teu treino?

Digo sempre que cada corpo é diferente e a cada preparação que faço fico a conhecer melhor o meu corpo e os limites do que posso fazer para o melhorar. Não sigo técnicas, sigo o meu conhecimento e aplico-o nos meus treinos, arranjando sempre novas formas e métodos de treino.

fábio moreira culturista


9) Em que consiste a tua alimentação? Podes dar-nos um exemplo de um dia-tipo? Quais as diferenças para alturas de pré-competição?

Eu pratico sempre uma alimentação saudável, mesmo em off: não como porco, não como fritos, opto pelas carnes brancas, grelhados, alguns hidratos e só peco mesmo nos doces, mas sem exageros apenas para adoçar o palato. Nas fases de pré-competição, a comida tem que ser sempre limpa: carne branca, arroz, peixe cozido, bróculos, clara de ovo e pouco mais. Como sempre com um espaçamento nunca superior a 3 horas.


10) Praticas dias-de-lixo? Que achas deste conceito?

Na fase de preparação para a prova não. Abdiquei desses dias. Por experiencia própria o sacrifício vale a pena.


11) Consideras os suplementos essenciais para conseguir um corpo de competição?

Os suplementos são muito importantes e essenciais para definir qualquer tipo de corpo.

fábio moreira culturista

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *