Como fazer uma bebida energética caseira

Aprende a preparar uma bebida energética caseira. É fácil criar uma bebida desportiva para te dar energia para os teus treinos.


Transcrição

Segundo o American College of Sports Nutrition, uma instituição renomada na área do fitness, o atleta deve consumir cerca de 500 ml de líquido 2 horas antes da prática da atividade física. Este período de tempo vai permitir ao corpo eliminar o excesso de líquido e chegar à atividade física convenientemente hidratado.

Durante a atividade desportiva, a recomendação deles é que o atleta consuma 250 ml de líquido a cada 15 minutos de exercício. Em atividades que durem até uma hora, é suficiente hidratar-se com água. Em atividades desportivas superiores a uma hora, a perda de eletrólitos já vai começar a sentir-se mais e isso vai-se refletir negativamente na performance.

É nestas alturas que é aconselhado consumir uma bebida desportiva, ou seja, uma bebida que contenha uma quantidade elevada de hidratos de carbono de rápida absorção e alguns minerais.

A nossa bebida caseira não vai ter minerais mas vai ter uma grande quantidade de hidratos de carbono de rápida absorção, o que significa que esses hidratos vão estar rapidamente disponíveis na corrente sanguínea para o corpo conseguir produzir ATP, a energia que o organismo utiliza para a contração muscular.

Instruções de preparação:

  1. Começa por colocar 500 ml de água num shaker.
  2. Por cada 100 ml de líquido adicionem uma colher de mel. No meu caso, vou colocar 5 colheres de mel. Cada colher de mel vai-me dar cerca de 15 gramas de hidratos de carbono. Nesta bebida vou ter cerca de 75 gramas de hidratos de carbono.
  3. Vou colocar também algumas gotinhas de limão, para dar mais sabor.
  4. Mexemos tudo e a nossa bebida está pronta.

Nota: há ainda quem coloque uma pitada de sal para compensar a perda de sódio durante o exercício físico.

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *