Os benefícios da musculação na perda de peso e no ganho de massa muscular

O homem moldou o ferro sem saber que um dia seria moldado por ele.

Para muitos, a musculação é muito mais do que um passatempo ou um hobbie, é um estilo de vida. Para estes, parece que o dia fica mais alegre quando se lembram que é dia de treino. O bom é que, para além deste lado prazeroso, a prática de musculação traz consigo uma série de benefícios para a saúde.

Vamos ver alguns destes benefícios da musculação:

1) Acelera o metabolismo

Já pensou emagrecer mesmo quando já não está a praticar exercício? A musculação faz isso. E não é nenhuma fórmula milagrosa, chama-se metabolismo basal. O corpo precisa de energia para manter a máquina em funcionamento. O tecido muscular continua a gastar energia mesmo quando estamos parados.

O que vários estudos descobriram é que a musculação aumenta o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que você queima mesmo quando não está a treinar.

2) Previne o envelhecimento

Tanto homens como mulheres começam a perder massa muscular mais acentuadamente a partir dos 30 anos. Este processo pode causar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora. A boa notícia é que a musculação pode atrasar o envelhecimento.

Além de impedir o processo de perda muscular, a musculação também combate a acumulação de gordura, responsável por potenciar diversas doenças, como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Além disso, a musculação melhora vários outros marcadores de saúde, como a massa óssea e o metabolismo de glicose.

3) Perda de gordura e ganho de massa muscular

Quem começa a praticar musculação pode ganhar peso. A musculação obriga o organismo a reparar as fibras musculares danificadas no treino e cada vez que isso acontece o corpo regressa mais forte para ser capaz de aguentar os estímulos a que é sujeito.

Por outro lado, a musculação obriga a que o corpo recrute as gorduras acumuladas para produzir energia para o exercício físico. Ao longo de algum tempo, isso traduzir-se-á na perda de peso.

mulher a fazer deadlift

4) Protege os ossos

Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto. Quando a nossa musculatura está em forma e tonificada, as probabilidades de ocorrer uma fratura óssea são menores. A prática de musculação reduzirá as probabilidades de desenvolver osteoporose, já que quando fazemos exercícios intensos os ossos absorvem cálcio. As articulações também ficarão mais fortes.

5) Trabalha todos os grupos musculares

A musculação trabalha de maneira intensa todos os grandes grupos musculares, bem como os músculos de menor dimensão. Exercícios como o leg press e o agachamento trabalham um conjunto de músculos grandes, fazendo com que o organismo gasta mais energia e, consequentemente, queime mais calorias.

6) Fortalece o sistema cardiovascular

A musculação também melhora o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares. O coração é constituído por vários músculos, logo, ao treinar você também os estará a desenvolver, tornando-os mais fortes e resistentes. O exercício intenso controla a pressão sanguínea, diminui a hipertensão e combate o colesterol mau.

7) Aumento da flexibilidade

Os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade. Estudos mostraram que a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto fazer alongamentos.

8) Ajuda a fazer amigos

Ir ao ginásio não é apenas bom para o corpo, é também bom para a mente. Lá conhecerá pessoas com os mesmos objetivos que você e poderá trocar ideias sobre os mesmas temas de interesse.

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *