Benefícios das aulas de ginástica laboral no aumento da produtividade

As empresas que pretendam aumentar a sua produtividade devem oferecer aos seus colaboradores programas de promoção da saúde e bem-estar.

Uma força de trabalho bem formada desempenha um papel fundamental no crescimento da economia e da produtividade. A qualidade do capital humano das empresas e organizações é baseada na educação, na atitude, nos conhecimentos adquiridos, na saúde e bem-estar de cada um dos seus colaboradores.

Benefícios da ginástica laboral

Num estudo recentemente publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine, realizado nos EUA e no qual participaram 20.114 pessoas de 3 empresas dispersas geograficamente, foi analisada a relação entre a saúde dos funcionários, o absentismo e a produtividade das empresas.

Neste estudo supracitado, os colaboradores fizeram uma auto-avaliação do seu desempenho, tendo sido referido o seguinte:

  • Aqueles que se alimentaram de uma forma saudável durante todo o dia registam uma taxa 25% maior relativamente ao seu desempenho no trabalho;
  • Os que ingeriam 5 porções ou mais de fruta e vegetais, em pelo menos 4 dias da semana, são de acordo com a sua percepção, 20% mais produtivos;
  • Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física, 3 vezes por semana, representa um aumento de 15% na produtividade;
  • O índice de absentismo foi 27% inferior nos colaboradores que se alimentam saudavelmente e praticavam atividade física;

aulas de ginástica laboral

Pessoas obesas referem que a sua produtividade é 11% inferior comparativamente com os seus pares que o não são. A presente investigação acima mencionada demonstra que a saúde física e mental influencia a satisfação e o desempenho no trabalho.

Neste sentido, a adoção de um estilo de vida onde se inclua uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física é muito importante em termos individuais no âmbito da saúde e qualidade de vida mas também colectivos, nomeadamente se pensarmos em produtividade e crescimento económico.

Vários estudos comprovam que programas no local de trabalho que visam uma reeducação alimentar estão associados a um aumento de produtividade e diminuição do absentismo.

Entre outros exemplos com uma influência positiva como massagens, palestras, coaching, avaliações físicas, team building, a prática de ginástica laboral, é hoje em dia, uma atividade que embora ainda pouco implementada em Portugal, ao contrário de outros países como Japão, Brasil, EUA e países nórdicos, fruto dos benefícios que apresenta quando aplicada com método e de uma forma adequada, traduz-se num investimento com retorno.

Como é uma aula de ginástica laboral?

As sessões de exercício realizam-se sem mudar de roupa, ou seja, com o vestuário habitual. Caracterizam-se por serem de intensidade leve e de curta duração, aproximadamente 15 minutos cada sessão/grupo.

Visam prevenir ou eliminar as lesões músculo-esqueléticas, reduzir acidentes de trabalho, o stress, melhorar as relações interpessoais, a postura, aumentar a motivação e a produtividade.

Para produzir mais e melhor, é importante preocupar-se com a sua saúde e promover programas de promoção do bem-estar, no local de trabalho.


Referências e fontes:
Self-Rated Job Performance and Absenteeism According to Employee Engagement, Health Behaviors, and Physical Health.
Merrill, Ray M. PhD, MPH; Aldana, Steven G. PhD; Pope, James E. MD; Anderson, David R. PhD, LP; Coberley, Carter R. PhD; Grossmeier, Jessica J. PhD; Whitmer, R. William MBA; HERO Research Study Subcommittee
Journal of Occupation and Environmental Medicine
Chad Brooks, BusinessNewsDaily
Global strategy on occupational health for all: The way to health at work. Working Health Organization

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *