Que alimentos comer antes do treino?

Praticar desporto é muito importante para a nossa saúde mas é essencial em alimentar-se de acordo com a duração e intensidade dos treinos. Uma refeição própria garante as reservas de energia necessárias para que a atividade física não se torne insuportável e até mesmo danosa para a saúde.

Neste artigo vamos ver os tipos de alimentos recomendados para quem faz exercício físico.

Alimentos indicados para consumir antes do treino

Antes do treino, o ideal é consumir alimentos cujos nutrientes permanecerão mais tempo na corrente sanguínea e, por essa razão, garantirão energia durante mais tempo. Quando se fala em alimentos que dão energia, fala-se dos hidratos de carbono. Um bom aporte des macronutrientes, para além de garantir energia necessária para os treinos, irá preservar a massa muscular, pois o organismo escusa de usar as proteínas do músculo como fonte de energia.

Nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos também são necessários para o treino, embora não precisem de ser consumidos necessariamente antes dos treinos.

Eles poderão ser consumidos ao longo do dia todo, distribuídos em várias refeições. Como referido anteriormente, o ideal é dar preferência aos hidratos de carbono complexos, presentes no pão, arroz e massa integrais, já que a sua digestão é lenta, garantindo energia por mais tempo.

As frutas são uma boa escolha pois, para além de serem ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico os melhores para garantir energia ao corpo são também ricos em vitaminas e minerais, essenciais para os mecanismos de produção de energia.

Evite estes nutrientes

Imediatamente antes do treino, deve-se evitar a ingestão de fibras e alimentos ricos em gordura, pois devido a serem digeridos de forma mais lenta, podem causar desconforto gastrintestinal. Dê preferência aos lácteos com reduzida percentagem de gorduras (leites magros) e retire as cascas das frutas, pois eles são ricos em fibras.

Evite os frutos secos, ricos em gorduras, e refeições muito pesadas.

Reposição de líquidos

Durante a prática do exercício também se deve tomar cuidado com a reposição de líquidos, isto é, com a hidratação do corpo.Uma má ingestão de líquidos antes e durante o treino acabará por prejudicar o desempenho. É importante prevenir estados de hipoglicemia e/ou desidratação.

Para ficar a par da estratégia correcta de hidratação para o desporto, veja o artigo “A importância da hidratação no desporto“.

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *