A massagem pode aumentar a performance desportiva?

Massagem é um tema a que ninguém fica indiferente. Alguns reagem com credibilidade pois já experimentaram os seus benefícios, outros reagem com descrença de que isso faça alguma coisa e existe até quem reaja com sentido de humor e um olhar malandro.

Independentemente da tua reacção, a verdade é que a massagem faz sim e muito pelos teus resultados, sejam eles estéticos, ao nível da saúde ou bem estar geral.

Porquê?

A massagem, quando bem executada, consiste num tratamento completo ao corpo todo, ela actua a nível físico, hormonal e a nível psicológico/neurológico. Só quem já experimentou uma boa massagem é que conhece a aquela sensação final de relaxamento e bem-estar profundo logo seguida por uma boa dose de energia, assim que nos levantamos.

Deixando claro que existem várias técnicas de massagem, cada uma com as suas especificidades. Cabe ao profissional perceber, após diagnóstico e conversa com o cliente, o que é mais indicado para o seu caso. Pois cada um de nós tem os seus objectivos e particularidades.

massagem desportiva às pernas

Que benefícios podemos conseguir através da massagem?

Ao nível físico:

A massagem por norma é efectuada em direcção às zonas de drenagem naturais do corpo, os gânglios linfáticos, promovendo uma drenagem dos líquidos e detritos acumulados. O treino é um processo catabólico (desgastante) e oxidativo para o corpo (é bom que o seja).

A massagem vai drenar todas as toxinas produzidas, vai aliviar o cansaço muscular e vai promover uma regeneração mais rápida, uma vez que aumenta o aporte de nutrientes e óxigénio ao local através do aumento do fluxo sanguíneo.

Melhora a elasticidade dos músculos e acelera a eliminação do ácido láctico. A massagem pode ser utilizada também para optimizar a absorção de nutrientes, melhorando o transito intestinal, reduzindo a obstipação e diminuindo a flatulência. Também pode e deve ser utilizada em casos de celulite e de emagrecimento.

Ao nível psicológico:

Quem hoje em dia não sofre de stress? Existe até quem defenda que um pouco de stress faz bem e é necessário, mas, como medir o nível de stress?

Fazer um treino intenso 4x ou mais por semana + trabalho + casa + filhos + tentações alimentares + crise económica +++.., gerir tudo isto não é fácil e por vezes pode parecer demasiado. Cansaço, sonolência, falta de energia e irritabilidade podem ser sintomas de overtraining e/ou stress em demasia. Tirar uns minutos só para si e fazer uma massagem pode realmente baixar os níveis de stress e aumentar a sua auto-estima.

Está provado que a massagem também equilibra o sistema hormonal, reduz os níveis do cortisol (hormona do stress) e aumenta os níveis de serotonina (hormona da felicidade). Isto pode ter um impacto enorme na sua qualidade de vida.

Quer esteja a recuperar de um treino, quer esteja frustrado com a dieta ou tenha um dia demasiado longo no trabalho, a massagem pode acalmar todo o seu sistema nervoso central, produzindo uma sensação de calma e bem-estar!

Autor: Marcos Sabino

Marcos Sabino criou o Tá Fitness em 2012. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade do Minho, onde também tirou o mestrado. Trabalhou 4 anos na Prozis, em Portugal, e em 2014 mudou-se para Inglaterra onde trabalha desde então na Myprotein. Possui um canal no Youtube onde dá dicas de nutrição e suplementação e um perfil no Instagram (@marcossabinofitness).

*Usem o código SABINOMP no site da Myprotein para terem descontos de até 50% na vossa encomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *